quarta-feira, 16 de maio de 2012

15 dias na Itália - 3 dias em Florença e Pisa


Roteiro realizado em Ago-Set/2011

Chegamos a 
Florença, capital da Toscana e berço do Renascimento (papo de arquiteto), no fim da tarde. Desembarcamos na estação Firenze Rifredi que fica ao norte da cidade e mais longe do centro. Esta estação é nota zero em glamour, mas tem um ponto de ônibus bem na porta com uma linha (#20) que vai até o centro. Descemos literalmente na porta do hostel. De qualquer maneira, é bem melhor chegar na estação Santa Maria Novella (centro).

flr_001
Vista do Rio Arno (Ponte alle Grazie)

Em 25 minutos estávamos no Ostello Gallo d'Oro ($65/dia). Logo descobrimos que nossa 'suíte' não tinha ar condicionado e o calor estava infernal! Fora isso, foi o staff mais simpático e atencioso da viagem (Mateo e Samantha, especialmente), o quarto era confortável, espaçoso e limpo, com chuveiro e lavatório, mas a bacia era num banheiro privativo, fora dele. O hostel dispõe de lavanderia, o café da manhã é incluído e um dia na semana tem pasta 'na faixa' para jantar, se você chegar cedo!

Caminhando pela Piazza della Signoria.

Batemos um papo com Mateo, que fala aquele inglês 'macarrônico', o que deu a oportunidade ao Manoéo de praticar mais um pouco seu italiano. Essa 'figura' nos deu o que talvez tenha sido a melhor dica gastronômica da viagem - que não estava indicado em guia, blog ou site algum que pesquisamos - onde comer a autêntica e melhor bistecca alla fiorentina da cidade! E adivinha qual foi nosso primeiro jantar? Perseus. Este restaurante fica fora do circuito turístico e é super tradicional. Não fizemos reserva, portanto sentamos do lado de fora, o que foi muito agradável.

Bistecca alla Fiorentina no restaurante Perseus.

De cara, no cardápio há um aviso enorme dizendo: "E NON SI PUÒ FARE PIÙ COTTA", que quer dizer que não adianta pedir bem passada! E a bisteca não é apenas mal passada, ela é tostada por fora e praticamente crua, mas sem sangue e quente por dentro. DIVINA! O pedido mínimo é para duas pessoas ($48/kg), mas serve facilmente três. O corte da peça é feito com uma machadinha bem à vista da clientela. O Manoéo pediu para ver a cozinha, mas não permitiram. O segredo é muito bem guardado. O vinho era o da casa, servido diretamente de um barril ao lado da nossa mesa. O atendimento foi bom, mas 'seco'. Voltamos rolando pro hostel e passamos, provavelmente, a noite de sono mais quente da viagem.

flr_003
Duomo di Firenze - lateral (esq.) e frente (dir.)

Na manhã seguinte, conforme recomendações, acordamos cedo para evitar as filas, caminhamos 10 minutos pela rua do hostel até dar de cara com Il Duomo di Firenze ou Cattedrale di Santa Maria del Fiore (grátis) que sustenta a enorme e famosa cúpula de Bruneleschi (mais uma para os amigos arquitetos) e revolucionou as técnicas construtivas da época. Mas a edificação impressiona logo pela fachada revestida em mármore de várias cores, super rebuscada e cheia de esculturas e entalhes absurdamente detalhados! A Va pirou, como vocês podem imaginar!

flr_004
Vários detalhes da fachada do Duomo di Firenze.

Antes de visitar a igreja, subimos ao Campanile di Gioto ($6), já que não tínhamos feito isso em Veneza, para ver a cidade do alto. No guichê, avisam logo que são 414 degraus... A escada é estreitíssima, com degraus irregulares e gente nos dois sentidos. Afff! O Manoéo chegou lá no topo mais rápido. A Va precisou parar várias vezes para recuperar o fôlego. A vista é fantástica e vale o esforço, o problema é que perdemos a coragem de subir os 463 degraus para chegar até o terraço da cúpula ($8) da catedral.

flr_005
Vista da cidade do alto do Campanile.

flr_006
Cúpula da igreja (esq.) e sino do Campanile (dir.).

Em seguida entramos na igreja. O interior é bem singelo, se comparado à fachada, e o que impressiona mesmo é a cúpula. Infelizmente, não dá para chegar bem lá embaixo, a não ser que você pretenda passar um tempo rezando. Lá dentro, fica a entrada para as escavações da Chiesa di Santa Reparata ($3) que são as ruínas da primeira igreja da cidade (séc. IV). É super interessante e vale a visita com auxílio do audioguide ($3-5), indispensável se você quiser entender o que são as coisas e saber um pouco da história!

flr_007
Cúpula do Duomo di Firenze. Melhor foto que conseguimos...
(já compramos uma câmera melhor).

A nossa última parada foi no Battistero di San Giovanni ($5) cujas atrações principais são as portas de bronze e o imenso teto em mosaico veneziano, predominantemente dourado, que representa o Juízo Final.

flr_008
Battistero di San Giovanni - porta de bronze (esq.) e detalhe do teto (dir.).

A fome bateu e almoçamos por ali mesmo no esquema menor preço por maior quantidade de comida (rs!). Nada especial. Seguimos nosso passeio rumo à Piazza Santa Croce, uma das maiores e mais importantes praças da cidade. O principal ponto de interesse é a Basilica di Santa Croce ($5), onde estão os restos mortais de diversos italianos ilustres como Michelangelo, Machiavelli e Galileo Galilei, para citar alguns nomes mais conhecidos. A fachada é bem mais simples que a da catedral, mas o interior é extremamente bonito! Vitrais multicor, paredes, tetos e abóbada pintados com afrescos coloridos... Lindo! Nas naves laterais estão os "túmulos dos ilustres" em capelas ornamentadas, dedicadas à cada um deles. É emocionante! Há também uma estátua dedicada a Dante Alighieri, do lado de fora, que é outra atração da praça.

flr_009
Basilica di Santa Croce (esq.) e escultura de Dante Alighieri (dir.).

Dali, fomos em direção à Ponte Vecchio pela orla do Rio Arno. A ponte é cheia de lojas, principalmente joalherias, com fachadas cheias de bandeiras que dão um ar bem medieval ao lugar. Passamos pela Galleria degli Uffizi ($7), mas não entramos (o Manoéo não é muito fã da arte da pintura), mas lembre-se que lá estão algumas das telas mais famosas, importantes e antigas do mundo! Em vez disso, fomos ao pequeno Museo Galileo ($9), afinal  a alma de engenheiro fala mais alto! O acervo é bem legal, cheio das traquitanas que deram origem a tantos instrumentos que transformaram a vida dos homens, mas só vá lá se tiver realmente interesse ou se sobrar tempo porque tem muita coisa para ver em Florença!

flr_010
Bandeiras nas lojas da Ponte Vecchio.

A andança continuou rumo à Piazza della Signoria, onde está a réplica do famoso "Davi de Michelangelo". Esta praça foi o centro político da cidade e ainda abriga diversas instituições públicas nos edifícios que a rodeiam. O Palazzo Vecchio ($6) é a principal atração da praça, tanto pela arquitetura medieval, quanto pela importância na história da cidade. Nós optamos por não visitá-lo, pois dedicaríamos nosso tempo aos "grandes mestres" da escultura na próxima parada. Outro ponto de interesse é a Fontana di Nettuno, que coroa a ponta de um aqueduto romano ainda em funcionamento. A diversão da praça fica por conta dos movimentados cafés e restaurantes, sendo que alguns funcionam também durante a noite.

flr_011
Manoéo em frente ao Palazzo Vecchio na Piazza della Signoria.

Por fim chegamos à Galleria dell'Accademia ($7) cujo acervo de esculturas achamos simplesmente sensacional! Ficamos especialmente 'chocados' (no bom sentido) com a perfeição das esculturas do Lorenzo Bartolini. Há também diversas pinturas e uma pequena sala dedicada a Giotto que foi responsável pela introdução da perspectiva na pintura. Mas a atração principal é mesmo a enorme escultura original do Davi feita por Michelangelo no início do séc. XVII. Realmente impressionante! Mas não é perfeito... O tamanho das mãos é estranhamente desproporcional.

Bisteca na Trattoria ZáZá e vinho da casa (sempre!).

Voltamos para o hostel com a intenção de tomar um banho e descansar um pouco para sair para jantar e aproveitar a noite florentina. Jantamos na Trattoria ZáZá, indicação garimpada em nossa pesquisa, na Piazza del Mercatto Centrale, e pedimos bisteca fiorentina mais uma vez, mas não estava boa como a primeira. Na volta, paramos no Michael Collins Irish Pub 
na Piazza della Signoria. Pois é... Um pub onde havia TVs passando algum jogo. Será que o Manoéo se animou!? Tomamos umas cervejas e voltamos (pelo menos a Va) cambaleantes para o hostel.

O dia seguinte foi dedicado um tour pelo interior da Toscana ($50/pax) que incluía a visita a San Gimignano, Siena e a uma vinícula para degustação de vinhos. Reservamos no dia anterior através do hostel.

flr_012
San Gimignano e os campos da Toscana ao fundo.

San Gimignano, a cidade das torres. Que grata surpresa! É uma das cidades medievais mais bem conservadas da Itália e hoje possui apenas 14 das 72 torres que a caracterizam e que eram construídas pelas famílias mais abastadas como sinal de prestígio. Após uma breve explanação do nosso guia, ficamos livres para explorar. Caminhamos pela rua principal em direção ao ponto mais alto, a Rocca di Montestaffoli (fortaleza), exploramos a área e subimos num mirante de onde se vê toda a cidade e a paisagem dos campos tipicamente toscanos. Lindo!

flr_013
As torres de San Gimignano.

Na volta paramos numa delicatessen para experimentar presunto cru de javali (cinghiale
). Compramos dois 'sandubas' e uma garrafa pequena de um vinho branco local. Continuamos nossa descida até a porta da cidade e nos sentamos por ali para  apreciar nosso lanche. Neste momento cometemos um erro: aceitamos o almoço oferecido pelo tour... Claro que não estava bom, o atendimento foi ruim e perdemos a oportunidade de comer qualquer coisa melhor em Siena.

flr_014
San Gimignano: Porta de entrada (esq.), det. do muro e loja de frios (dir.).

Siena. Demos uma sorte tremenda de encontrar a cidade toda enfeitada por ocasião das festividades do Palio, que é tradição local. Pena que nossa guia era uma 'mala' e não saiu do script para nos mostrar um dos eventos tradicionais: a bandinha do grupo vencedor, comemora por dias pela cidade devidamente trajado ao estilo medieval, tocando tambores, cantando hinos e fazendo chacota dos perdedores - em Ago/2011 quem venceu foi a Contrada della Giraffa - e enquanto passeávamos, ouvimos o rufar, mas não conseguimos ver o grupo. Sem falar nos nativos da Giraffa que andavam pela rua bebendo e fazendo farra. Bem divertido! A cidade é dividida em 17 Contrade (bairros) e o pessoal leva a tradição a sério.

flr_015
Siena: Palazzo Comunale (esq.), placa da Contrade (bairro) e luminária secular que enfeita as ruas durante as festividades do Palio.

Andamos pela cidade e fomos visitar a  Cattedrale di Santa Maria Assunta ou Catedral de Siena. Mais sorte... O piso da catedral estava descoberto! Isso só acontece durante 2 meses a cada ano! Como a igreja é usada normalmente, para conservar o piso que é todo trabalhado em mármore, ele fica coberto com um tablado de madeira o ano todo. SENSACIONAL! Pena que não dá para colocar todas as fotos aqui! Terminamos o dia tomando gelato na Piazza del Campo a principal da cidade.

flr_016
Catedral de Siena: fachada (esq.), interior e det. do piso (dir.).

Por fim, a degustação de vinhos na Tenuta Casanova, que se orgulha da produção orgânica, não só de vinho, mas de outros produtos como azeite, aceto balsâmico, etc e está na região de Castellina in Chianti. Mais uma surpresa... O pacote foi completo! Vinho, mel, queijo, tomate, trufa, etc... Muito bom! Depois da apresentação e degustação, ficamos livres para dar uma volta pela propriedade e lá vem mais sorte... As videiras estavam repletas de uvas prontinhas para serem colhidas, conforme nos informaram, no dia seguinte!! Ahaaa!

flr_017
Degustação na Tenuta Casanova.

De volta a Florença, chegamos no hostel e ficamos de papo com o staff e uma hóspede francesa, tomamos umas cervejinhas e batemos mais papo... Saímos rapidamente para jantar, e acabamos parando numa pizzaria qualquer na Piazza della Signoria (acho que era ao lado do pub). A Pizza do Manoéo até estava boa, mas o calzone da Va, nem tanto. Estávamos cansados, então voltamos logo, pois na manhã seguinte seguiríamos viagem.

flr_018
Jantar...

Florença é uma cidade que se conhece a pé. Se você ficou atento, o único ônibus que pegamos foi para ir da estação de trem até o hostel na chegada. Como partimos de S. M. Novella (centro), chegamos lá a pé. As noites de verão são bem movimentadas, as ruas estão cheias e os restaurantes tem mesas na área externa. Se você gosta de museus e galerias, seu lugar é aqui! Note que só vale a pena adquirir o Firenze Card ($50) se a soma dos bilhetes de todos os museus e galerias que for visitar for maior que o valor do cartão.

psa_001
Lateral do Duomo di Pisa e Battistero ao fundo.

Próxima 'estação': Pisa, cidade natal de Galileo Galilei. Os trens ($7/pax) saem a cada 35 minutos da estação S.M. Novella (Florença) para Pisa Centrale e este foi o único bilhete que  compramos no guichê. Chegamos em uma hora, deixamos os mochilões no guarda-volumes ($2) e fomos direto para a área do Duomo di Pisa. É lá que está a famosa Torre di Pisa, que nada mais é que o campanário da igreja que tombou por problemas na fundação. Mais um lugar lo-ta-do! Mas tudo bem, estávamos só de passagem. Circulamos por ali, não subimos na torre ($6), tiramos fotos e mais fotos e sentamos numa das trattorias ali perto para almoçar. Estávamos cansados, com calor e precisávamos voltar para a estação e pegar o trem para o próximo destino, portanto não escolhemos muito. Dizem que em Pisa há mais do que a torre... Para nós, ficou para uma próxima viagem. Queríamos mesmo chegar à próxima parada!

psa_002
Duomo di Pisa e a torre ao fundo.

Você tem alguma dúvida? Veja se o 1º post desta série esclarece. Ou mande uma mensagem que a gente tenta responder! Aceitamos sugestões também... Na próxima passagem por lá a gente experimenta! ;)

Próxima estação: Cinque Terre.


OBS.: Os valores representados com um "$" são em EUROS e as diárias dos hotéis são para quartos duplos e privativos (suítes). Os demais valores são por pessoa ou passageiro (pax). Para economizar: procure por APPs para Android e Iphone que substituam os audioguides.

Nenhum comentário:

Postar um comentário