domingo, 15 de julho de 2012

15 dias na Itália - Napoli, Capri e Pompéia


Roteiro realizado em Ago-Set/2011

A viagem de trem da estação Roma Termini até Napoli Centrale ($22) durou cerca de duas horas. A estação em Napoli é tão bonita e organizada quanto a anterior. Quando colocamos os pés fora dela, infelizmente, tivemos aquela sensação de que finalmente havíamos chegado à Itália... É... Aquela dos estereótipos. Uma zona! Trânsito maluco, carros buzinando, gente gritando, gente vendendo Iphone na rua... rs... Para completar, a Piazza Giuseppe Garibaldi, que fica bem na saída da estação estava em obras, tudo quebrado!

Calma... Não acabou! Fomos caminhando em direção ao nosso hotel e cada vez ficando mais preocupados. Normalmente, as áreas próximas a estações de trem são áreas menos nobres das cidades, mas até então não tínhamos ficado mal impressionados nas paradas anteriores. Em Napoli a coisa foi diferente... Quando chegamos na porta do 'predinho' onde está instalado o hotel, voltamos de ré!! O lugar tinha um aspecto estranho... Como era horário de almoço e faltava um par de horas para o check-in, voltamos no sentido da estação e sentamos no Ristorante Caffetteria Iris ($21), na Praça Garibaldi, para almoçar e fuçar a internet por outro lugar para ficar. Eis que chegamos a conclusão que dava na mesma! rs... Não íamos conseguir nada muito melhor sem gastar uma fortuna e decidimos confiar nas informações do Hostelworld, que até então tinham sido bem precisas.

Pizza Marggeritta! Hmmm...

Nossa estadia na cidade se resume a uma única foto... A do almoço... Essa aí acima. A pizza, por sinal, estava deliciosa e nos deu a oportunidade de descobrir que há um selo de garantia da verdadeira pizza napoletana.

Bom, para finalizar, lá fomos nós para o B&B Bonapace Porta Nolana ($46). Fomos recebidos na entrada do prédio pela Alessandra, que nos acompanhou até o andar do b&b. Quando entramos, foi um alívio! O lugar estava todo reformado, limpo, cheiroso... Ufa! A suíte era espaçosa, aconchegante e com café da manhã incluído. Nossa anfitriã foi muito atenciosa,  simpática e depois de nos acomodar, deu todas as dicas para circular pela cidade, inclusive sobre os eventuais perigos do lugar. A localização do Bonapace é excelente, apesar do lugar ser estranho.

Como já deu para notar, não começamos exatamente bem... E você deve estar se perguntando o que fomos fazer em Napoli... Pois bem, tínhamos tempo e queríamos ir a Pompéia.

Nesta mesma tarde, saímos em direção ao Museo Archeologico Nazionale di Napoli (dica do blog do Ricardo Freire) para conhecer as relíquias, mosaicos  originais e maquete das escavações do nosso destino pretendido para o dia seguinte. O museu ($7) é bem interessante e a visita é MUITO importante se você for a Pompéia, mas não espere o mesmo cuidado e organização de outros museus visitados nas cidades anteriores. Uma pena... Alugamos o audioguide ($4) que foi super útil para saber a história e detalhes das peças.

Saindo de lá, fomos em direção ao mar para ver a orla da cidade e resolvemos parar no "i" (info turística) para nos posicionar sobre o transporte para Pompéia e outras coisas. Ahaaa... Se você achou que tudo estava tranquilo... Enganou-se! Descobrimos que no dia seguinte haveria greve dos transportes públicos e as únicas coisas que talvez funcionassem seriam os barcos para Capri. Ou seja, nossa ida a Pompéia ficou para o último dia.

Continuamos nossa caminhada e sentamos nGusto & Gusto ($26), na beira-mar (Via Partenope), para petiscar. Na volta passamos rapidamente no embarcadouro para  confirmar se os barcos sairiam mesmo no dia seguinte, ver preços e horáriosVoltamos para o hotel para descansar um pouco e mais tarde saímos para jantar no tradicional restaurante Mimi alla Ferrovia ($66), onde comemos MUITO e muito bem, e fomos simpaticamente atendidos (à napolitana), principalmente depois que o garçom descobriu que éramos brasileiros.

Capri - Marina Grande.

Capri
não estava nos nossos planos, mas ainda bem que havia esta opção, afinal, estávamos um tanto chateados e precisávamos gastar um dia! Acabou sendo um passeio delicioso! Pegamos o barco no Molo Beverello ($18) e em aproximadamente 30 minutos estávamos na Marina Grande.

Estátua do Scugnizzo, dando as boas vindas aos visitantes.

Formação rochosa Faraglioni.

A primeira coisa que fizemos ao pisar na marina, foi tomar outro barco menor para um passeio de aproximadamente 1h45 ao redor da ilha ($16). Dentre os diversos pontos de parada está a famosa Grotta Azzurra (gruta azul), cujo acesso depende da maré e é pago á parte ($12,5). Dá para chegar lá de ônibus (2x$1,8) também.

Gruta do amor (esq.) e Gruta verde (dir.).

Farol de Punta Carena.

Este passeio sai da Marina Grande, passa pela estátua do Scugnizzo, pela formação rochosa Faraglioni onde está a "gruta do amor", pela baía da Marina PiccolaGrotta Verde, pelo Farol de Punta Carena e chega à Grota Azzurra, onde há a opção por trocar para os barquinhos a remo que entram na gruta. Para nosso azar, a maré havia começado a baixar havia pouco tempo, portanto a fila estava enorme (aprox. 2h de espera). Assim sendo, optamos por não esperar.

Marina Piccola.

Na volta, pegamos um ônibus ($1,8) da Marina Grande até Anacapri para tomar o lift ($10) que leva ao Monte Solaro, ponto mais alto da ilha. De lá se vê a ilha toda, a baía de Nápoles, a baía de Salerno e além. A vista é espetacular! Lá em cima há uma única lanchonete que é carérrima e com péssimo atendimento!

Lift para o Monte Solaro.

Ahhh... O mar azul e transparente...

Na volta compramos um lanche e sentamos na beira da do mar para esperara a hora de voltar para Napoli.

Vista do mirante no Monte Solaro.

Na praia esperando a hora de ir embora...

De volta a Napoli, passamos no hotel e depois fomos jantar na trattoria Da Donato - indicação da nossa hostess - que fica na mesma rua do hotel e foi uma grata surpresa.

Nosso último dia foi, enfim, dedicado às ruínas de Pompéia. Pegamos o trem do subúrbio que trafega pela ferrovia Circunvesuviana. Chegando lá, pegamos o ônibus panorâmico ($10) que vai até a cratera do Vesúvio. Essa parte não estava nos planos, mas valeu a pena... Apesar da 'viagem' ser meio longa. O ônibus leva até a entrada do parque ($8) e de lá é necessário seguir a pé. A trilha é bem preparada, mas a subida é bem puxada. Vale lembrar que é sempre bom carregar uma garrafinha de água na mochila!

Dá para ver o vapor ali atrás?!

Bem interessante... O Vesúvio está adormecido, mas é considerado um vulcão ativo. É bem interessante ver o vapor brotando das fendas na cratera. Há diversos equipamentos para medição de eventos sísmicos instalados em vários pontos da montanha e mesmo com o histórico, a região é densamente habitada.


Réplica de uma pessoa da forma como foi soterrada.

Em seguida, e finalmente, Pompéia! O parque (Pompeii Scavi) é super bem organizado e o que mais impressiona é que tudo está lá exatamente como era em 79 d.C. É como se alguém tivesse arrancado só o topo das construções! Ou seja, dá para entender direitinho como funcionava a cidade, onde era o centro, as áreas mais nobres, as áreas destinadas aos escravos... Fantástico! Assim mesmo, é imprescindível o apoio de algum impresso ou audioguide porque cada informação vale a pena!

Rua da cidade de Pompéia.

Foro de Pompéia (centro).

E apesar de as peças, os mosaicos e afrescos mais importantes estarem no museu em Napoli, há muitas construções que ainda conservam seus adornos originais.
Pátio interno de uma das casas em Pompéia.

Bar (esq.) e Vesúvio ao fundo (dir.).

Dentre as residências, a Casa do Fauno é a representante mais importante. É uma mansão de mais de 3.500m², cujas obras de arte, mosaicos e afrescos originais fazem parte do acervo do Museo Archeologico Nazionale di Napoli. Não conseguimos muitas fotos boas, pois o lugar estava apinhado de gente!!

Casa do Fauno, uma das maiores da cidade (esq.) e
Mosaico e afrescos em outra residência (dir.).

Você tem alguma dúvida? Veja se o 1º post desta série esclarece. Ou mande uma mensagem que a gente tenta responder! Aceitamos sugestões também... Na próxima passagem por lá a gente experimenta! ;)

Dormimos mais uma noite em Napoli e na manhã seguinte iniciamos nossa maratona de volta para casa.

Che è finita. Ciao!


OBS.: Os valores representados com um "$" são em EUROS e as diárias dos hotéis são para quartos duplos e privativos (suítes). Os demais valores são por pessoa ou passageiro (pax).

Nenhum comentário:

Postar um comentário