quinta-feira, 15 de novembro de 2012

São Luis e Lençóis Maranhenses - MA


Roteiro realizado em diversas datas

São Luis, a "Ilha do Amor", é a capital do Maranhão e em 2012 completou 400 anos de sua fundação por colonizadores franceses. A cidade está localizada na ilha de Upaon-Açu (origem Tupinambá) entre as baías de São Marcos e São José de Ribamar, no extremo norte do estado.

São Luis a noite (centro novo ao fundo).
Foto: Sérgio Abreu

A dica mais importante é: vá ao Maranhão durante os meses de Junho (baixa) ou Julho (alta), enquanto durarem os festejos do São João, assim você vai ver o Bumba-Meu-Boi nos arraiais da capital e as lagoas cheias d'água nas dunas do Parque dos Lençóis Maranhenses. O segundo semestre do ano é quando cessam as chuvas e o parque vai se transformando num grande deserto de dunas com pouquíssimas lagoas perenes, perdendo um pouco de sua beleza.

Brincante mirim (esq.) e Cazumbá (dir.) num arraial de São João.
Fotos: Sérgio Abreu (montagem Va)

O avô da Va certa vez escreveu numa de suas crônicas sobre o floclore local que "ninguém aqui estranharia um 'São João' sem fogueira, sem milho verde, sem o clássico baile à matuta. Mas, sem o BOI, seria inadmissível, inacreditável. É a brincadeira característica da região" (Raimundo Rocha, 1949). 

O Boi e seu "miolo" (brincante que fica dentro do personagem)
Foto: Sérgio Abreu

Em São Luis as atrações estão mais ligadas à história e cultura, uma vez que a grande maioria das praias é imprópria para banho. Além disso, o mar não é tão bonito e em algumas épocas, a água chega a estar quente demais! Ou seja, este não é o maior atrativo da ilha.

Parte do Centro Histórico foi declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1997, tendo sido restaurado através do Projeto Reviver (1987) que ficou uma beleza, mas com o tempo e um certo abandono, voltou a ficar degradado. Ainda assim é interessante passear pelas ruas de pedra de cantaria, ver as famosas fachadas de azulejos e visitar as lojinhas de artesanato e o mercado.


Rua do Reviver à noite durante o São João.

Os principais pontos turísticos do núcleo original da cidade são: Palácio dos Leões, Teatro Arthur de Azevedo, Museu de Artes Visuais, Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho (para entender o folclore), Igreja da Sé Nossa Senhora da Vitória, Fonte das Pedras, Solar São Luis (maior prédio em azulejos), Museu Histórico e Artístico do Maranhão, Museu de Arte Sacra, Cafuá das Mercês (Museu do Negro), Fonte do Ribeirão, Cais da Sagração, Praça Gonçalves Dias e Igreja do Remédios.


Palácio dos Leões

Depois do passeio pelo centro, você pode sentar-se num dos bons restaurantes na beira da praia na Av. Litorânea, almoçar ou passar a tarde olhando para o mar petiscando caranguejos, camarões, peixe frito com farinha d'água e tomando sua bebida preferida. Para almoçar prefira as barracas Estrela D'alva (O Gaúcho) ou Base da Lenoca e peça a caranguejada com arroz de toucinho. Se preferir um ambiente mais requintado e com ar condicionado, pode ir ao Restaurante Cabana do Sol e pedir uma torta de camarões... Hmmm... entre outros pratos excelentes! Há ainda a Barraca do Chef que também é boa.

Caldeirada de pescada e camarão - Estrela D'alva (O Gaúcho)

Caranguejada com arroz de toucinho - Estrela D'alva (O Gaúcho)

Para ver como os Ludovicences curtem a praia, no fim de semana, vá a Praia do Meio. Como nesta região a maré tem uma amplitude muito grande, os carros entram na areia da praia na maré baixa e vão voltando à medida que a maré vai subindo. Os barzinhos montam barracas na areia e servem peixe frito, camarões e caranguejos simples, mas deliciosos.

Saindo da cidade para o leste da Ilha você poderá conhecer os municípios de Raposa (30Km), conhecido por suas praias desertas e pelo artesanato (renda) e também São José de Ribamar (32Km) conhecido pelo famoso peixe frito e pela festa do padroeiro que acontece no mês de Setembro.

Igreja Matriz de São José de Ribamar

A cidade de Barreirinhas, distante cerca de 260Km da capital, é a porta de entrada para o Parque dos Lençóis, mas (ainda) não tem aeroporto. Em 2009, quando levamos uma turma de familiares e amigos, contratamos o serviço de transfer da BRtur Locação e Turismo (tel. 98 3082-8825), que tem linhas regulares entre as duas cidades. Evite gastar com aluguel de carro (a estrada é boa, mas perigosa), pois ele não será útil, uma vez que se chega a pé a qualquer lugar da cidade!

Saímos de São Luis pela manhã, bem cedinho, e chegamos a Barreirinhas pouco antes da hora do almoço. Tempo suficiente para nos instalarmos na pousada e tomar o primeiro banho de rio antes de almoçarmos.

Pousada Chácara Boulevard.

Há duas pousadas que gostamos de indicar pelo custo-benefício: a Chácara Boulevard (margem esquerda), para aqueles que querem sossego e a Pousada e Restaurante Murici (margem direita), ambas estão na beira do Rio Preguiças - curso d'água que atravessa a cidade - e são as únicas com "praia" de água doce para relaxar na volta dos passeios. Desta vez, por falta de lugares disponíveis para todo o grupo na Chácara, ficamos na Pousada Murici que é super aconchegante, tem um jardim lindo, um dos (poucos) bons restaurantes da cidade, preço justo e está localizada bem próxima ao centro!

Almoço no restaurante da Pousada Murici:
Camarão (acima) e Mocotó (abaixo).

O passeio clássico ao Parque dos Lençóis é aquele em que se vai de "jardineira" (Toyota Bandeirante) até um ponto de apoio na base das dunas, onde é permitido o acesso dos veículos devidamente credenciados. À partir deste ponto, o passeio é feito à pé na companhia de um guia. Esse passeio é o mais curto e pode ser feito em uma manhã ou tarde. Nos feriados prolongados e época de férias escolares, quando a cidade está cheia, há uma fila enorme para a balsa que atravessa o Rio Preguiças.

Manoéo fazendo pose na jardineira.

IMPORTANTE: use protetor solar, chapéu, óculos escuro e leve ÁGUA! Dentro do parque não é permitida a venda de nenhum tipo de produto em razão da preservação do lugar, e você vai precisar de tudo isso. Normalmente na jardineira há um isopor com gelo para colocar bebidas. E lembre-se: TRAGA SEU LIXO DE VOLTA para não sujar essa maravilha da natureza!

Lagoa de água doce no Parque dos Lençóis Maranhenses.

A paisagem é de tirar o fôlego! Areia clarinha e lagoas de águas azuis-esverdeadas por todo lado! Aqui e acolá a gente enxerga alguma vegetação...

Manoéo brincando de esqui-bunda... sem a prancha!

Ao contrário de outros parques de dunas existentes no território brasileiro, aqui não há infra de qualquer tipo. Portanto, não espere equipamentos de lazer, lugares para comer ou beber. O passeio é para curtir a paisagem e aproveitar o banho nas lagoas.

Banho na lagoa.

Fim do passeio...

A noite a cidade é bem fraca em opções de diversão. Conforme-se em sentar em qualquer boteco ou lanchonete e comer batata frita... Infelizmente, a cidade anda mal cuidada há muito tempo e isso acaba afugentando quem queira investir por lá. Para um jantar mais incrementado, vá ao Restaurante O Buriti que fica na pousada de mesmo nome no centro da cidade. A comida é gostosa e às vezes tem música ao vivo. Experimente o camarão ao molho de cajá que é uma delícia!

De "voadeira" pelo Rio Preguiças rumo ao Caburé.

Outro passeio oferecido pelas agências é o do Caburé que é uma ponta de areia na foz do rio. Chega-se até lá navegando em lanchas voadeiras por aproximadamente uma hora, com duas paradas intermediárias: Vassouras, região dos Pequenos Lençóis, e Mandacarú, uma comunidade de pescadores.

Macaquinhos na barraca em Vassouras.

Em Vassouras há uma barraca cujas atrações, além da venda de bebidas (rs...), são os macacos que vivem por ali. É a porta de entrada para os Pequenos Lençóis com suas dunas de areias douradas e pequenas lagoas formadas na época de chuvas. ATENÇÃO: a subida aqui é bem íngreme e muita gente se sente mal por causa do esforço e calor. Portanto, se você não tem o mínimo de preparo físico, prefira ficar na barraca.

Pequenos Lençóis em Vassouras.

Em Mandacaru você pode visitar o Farol da Preguiça e, se encarar subir os 160 degraus, apreciar a vista fantástica lá de cima de onde é possível observar tanto as dunas quanto a vegetação e o mar. Na vila tem algumas lojinhas de artesanato e botecos para beber alguma coisa e refrescar-se.

Vista do topo do Farol de Mandacaru.

O Caburé é uma península de areia formada na foz do rio, ou seja, pelo lado por onde se chega de barco há praia de água salobra, do outro lado mar aberto. Normalmente os barqueiros e agências tem parceria com os restaurantes locais e o almoço é por ali. Na praia não há muita infra além de algumas pousadas instaladas no local. Às vezes tem uma barraca ou outra vendendo bebidas na praia, mas são bem simples e sem infra.

Outro passeio interessante (este ainda não fizemos), à partir do Caburé, é seguir de barco (de linha R$10,00) até Atins para comer o camarão na brasa no Restaurante da Luzia que é famoso. Verifique se este passeio pode ser feito de quadriciclo, pois é uma opção divertida, mas vez por outra o IBAMA resolve proibir.

Em Abril/2012 estivemos em Barreirinhas e fomos conhecer uma atração que até então não havíamos experimentado: flutuação no Rio Cardosa, um curso d'água de água cristalina e fresquinha, cercado de palmeiras de buriti e vegetação rasteira que tem uma correnteza fraquinha. Fica a mais ou menos uma hora de distância, no povoado de Cardosa. A infraestrutura é simples, mas o programa é uma delícia... principalmente para descansar as pernas de tanto subir e descer dunas!


Garotos preparando as boias para o passeio relaxante.

Final da flutuação na Cardosa.

Em Setembro/2012 estivemos novamente por lá, desta vez para experimentar o passeio de quadriciclo pelos Pequenos Lençóis, de Barreirinhas até o Caburé. O passeio é cansativo, mas divertido. Vá de boné e óculos escuros, passe protetor solar fator 60, leve bastante água e uma camiseta branca com mangas para quando cansar de torrar no sol.


Início da trilha.

Chegada aos Pequenos Lençóis.

Chegada ao mar (Caburé).

Rumo ao almoço.

Almoço: hmmmm...

Veja também: Viaje na Viagem.

O próximo post será dedicado a nossa primeira aventura por terra pelo litoral do Nordeste brasileiro: De Barreirinhas-MA a Jericoacoara-CE.

Bom proveito!