quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Alter do Chão, PA


Viagens realizadas em Nov/2012, Nov/2013, Out/2014, Nov/2015.

Ahhhh... O Alter do Chão... Se você quer relaxar, esse é seu lugar! Nem vamos nos estender muito nos textos! As fotos dizem muito... No fim do post tem algumas dicas.

A melhor época para ir ao Alter do Chão é durante a vazante dos rios da região, ou seja, de Agosto a Novembro, que também é a época da estiagem. Nós sempre vamos no final de Outubro ou início de Novembro, mas à partir de Agosto as praias já reapareceram e em Setembro tem uma festa popular bem famosa que é o Sairé. 

Ilha do Amor no fim da tarde

Ilha do Amor no fim da tarde

Ilha do Amor: para lagartear o dia todo!

Ilha do Amor: para lagartear o dia todo!

Ilha do Amor: travessia de catraia

Ilha do Amor - vista da orla do Alter

Ponta de Pedras

Petisco... hmmm...

Cerpa! hmmmmmmm...

Para descontrair... rs...

Pindobal

Pindobal

Pindobal

Ponta do Cururu - só aparecece na época da vazante

Ponta do Cururu

Ponta do Cururu

Restaurante Casa do Saulo

Vista do deck do restaurante

Por do Sol no Alter

Por do Sol no Alter


Onde ficar - Nos feriados e alta temporada não é exatamente barato porque costuma lotar. Da última vez que fomos (feriadão em 2014), demos azar porque pagamos 120/casal/noite numa pousada ruim (o site era bonitinho!) quando podíamos ter pago 200/noite para ficar num hotel ótimo na beira da praia (R$220 em 2015).

O hotel de frente para a praia é o Hotel Mirante da Ilha. Um casal de amigos ficou no Belo Alter e gostou, este é um pouco longe, mas se estiver de carro alugado é uma boa opção. Esse mesmo casal também já ficou na Pousada do Mingote que é muito bem localizada!

Desta vez (2015) ficamos na Pousada Belas Praias de localização perfeita e ótimo custo-benefício ($180/casal/noite)! 

Passeios - Reserve um dia para ficar lagarteando na Ilha do Amor. Na orla da praça, pegue uma catraia (canoa) e atravesse (R$3). Sente numa mesa na beira da água e fique o dia todo de molho. Dá para alugar caiaque, stand up paddle e outros 'brinquedos'. Coma bolinho de piracuí, charutinho frito, etc... O almoço não é 5 estrelas, mas se não quiser sair da praia, peça um peixe por aí mesmo. Se for com crianças este é seu lugar! Ah... Não espere alta qualidade de atendimento e o preço é salgado para o que se oferece, mas é o que há.

Na orla da praça Atualmente os barqueiros da cooperativa que faz os passeios de barco ficam no pier no final da Ladro Sodré. Lá vc pode negociar. Lugares para visitar: Ponta do Cururu (só na vazante e de barco), Ponta de Pedras, Pindobal, etc (falta a memória de todos os nomes)... Dá para chegar de carro a alguns lugares, mas vale a pena estudar se vale mesmo a pena alugar um carro por lá. Há alguns parques, o Pico da Piroca que dizem que dá para fazer caminhada até o topo e que a vista é linda, mas nunca fizemos... quando a gente chega na praia não dá vontade de sair!

Restaurantes - Na praça tem 4 ou 5 opções. O melhor é o Arco-Iris. Já comemos nos outros dois que ficam ao lado dele que também são bons. Um é italiano (massa e pizza). Todos sempre lotados e a comida sempre demora. Tem umas barraquinhas que vendem tapioca, tacacá (sopa típica) e doces. O restaurante da Farol da Ilha é excelente e fica na orla em frente a Ilha do Amor! 

Havia Um restaurante legal é a Casa do Saulo que fica num sitio, lugar alto que tem uma vista linda, mas é longe e precisa ir de carro/taxi (não pegava celular quando fomos). Isso foi em 2012, portanto, vale verificar se ainda existe. O restaurante continua funcionando e foi ampliado! Continua muito bom!

Veja também:
Bom proveito!
E quem sabe nos encontramos no Alter do Chão em 2016!

Nenhum comentário:

Postar um comentário